Após oito longos anos, marcados por período de um mandato sombrio, pautados por vários escândalos, denúncias, investigações, operações da polícia, prisões e população insatisfeita, é chegado o momento da virada, com características de presente do “Papai Noel”, embalados pelo ritmos de esperança do réveillon, já que em janeiro de 2025, Cuiabá passa ter novo comando, Abílio Brunini (PL), foi eleito prefeito da capital vencendo a esquerda e os afortunados.
A missão de Abílio não será nada fácil, existem vereadores apontando um rombo bilionário nos cofres públicos municipal, que se for confirmado, poderá prejudicar ainda mais o povo cuiabano, que já vem sofrendo por muito tempo.
Os problemas mais conhecidos pela população, fica por conta da saúde, pasta que teve intervenção do Estado, após várias operações da polícia, que resultou até em prisão de secretário.
Os profissionais desta pasta, ainda sofrem com constantes atrasos salariais, sem falar das condições de trabalho. Segundo um médico que pediu para não ser identificado, temendo represália, o Hospital São Benedito, que um dia já foi referência, hoje se encontra inoperante.
Na educação, as milhares de vagas em defasagem, causam transtornos em muitas famílias, mães ficam à espera de um milagre, porque não tem uma vaga na creche, para poder trabalhar e deixar seus filhos em segurança.
A coleta de lixo que após a obrigatoriedade da taxa, piorou o serviço, virou um verdadeiro escândalo, é muito difícil, ouvir algum morador de Cuiabá, elogiando o “Presente de Grego”.
As ruas, mobilidade urbana e obras inacabadas, mais parecem aquela herança repleta de dívidas, que ninguém quer, mais alguém vai ter que pagar, neste caso, a fatura ficou mais uma vez na conta do povo.
Para 2025, os cuiabanos esperam muito de Abílio, dos vereadores eleitos e reeleitos, dos deputados, senadores e do governador, Mauro Mendes, para tirar a cidade da situação que se encontra.
“Taxa de esgoto, taxa de lixo, taxa de estacionamento, uma herança complicada para quem vive em Cuiabá”.
Ao assumir no dia 01.01.2025, Abílio e sua equipe terá muito trabalho pela frente, janeiro já é período de matricula das escolas municipais, pré-carnaval, chuvas constantes com alagamentos em vários trechos, buracos surgindo por segundo, esses e outros problemas surgirão, sem falar dos mistérios que serão desvendados das movimentações financeiras das contas da Prefeitura de Cuiabá, nos últimos oito anos.
“De acordo com informações de fontes ligadas aos bastidores da política cuiabana, repassadas ao “Aracuã do Pantanal”, várias pessoas já se preparam para degustar das quentinhas Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), e ingressar na extensa lista de figurões presidiários e ex-presidiários de Mato Grosso”.
Independente da situação que Abílio irá encontrar a realidade da Prefeitura, as condições que Cuiabá se encontra e as necessidades do povo, não deixará tempo para curtir uma “lua de mel”, todas atitudes deverão ter caráter de urgência e emergência, com objetivo de ao menos aliviar no princípio, as faltas de condições que a população se encontra.
Precisamos ajudar Abílio na reconstrução de Cuiabá-MT. Sejamos colaboradores e não críticos de plantão.