Sempre carregando consigo, o lema de que “os trabalhos não podem parar”, a prefeita, Francieli Magalhães esteve visitando, na manhã desta segunda-feira, 11.11.2024, a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF), apresentando as demandas do município à secretária, Andréia Carolina.
Para o responsável técnico da Empaer no município, Glaúcio Guimarães, a cidade possui grande potencial, para ter sua produção estendida.
“Atualmente, Leverger é um dos municípios, que mais produzem dentro do programa da Agricultura familiar, em caixarias e folhagens, sendo que, mais de 20 % das suas produções, abastecem a capital mato-grossense, e se houver mais incentivos aos pequenos produtores, esses números podem aumentar ainda mais”, afirmou Glaúcio.
No ramo da agricultura há mais de 15 anos, Joilson das Verduras, como é conhecido, na região da Serra de São Vicente, falou sobre os desafios enfrentados no campo.
“O trabalho que a prefeita Francieli vem fazendo, tem melhorado a vida de quem mora nas comunidades rurais, e sobrevivem da produção na agricultura, mas ainda existem vários fatores, que impedem de plantarmos mais, a falta de uma linha de crédito melhor, é uma das burocracias que enfrentamos. Outro fator que pode contribuir para o desenvolvimento, é o incentivo do governo, como destinação de ferramentas, adubo e implementos agrícolas, que facilita a vida dos pequenos produtores”, disse Joilson.
A prefeita, Francieli Magalhães declarou, que existe um compromisso da gestão, em atender os produtores do município.
“Estivemos junto com a secretária da SEAF, Andréia Carolina apresentando as demandas existentes, no setor da agricultura de nossa cidade, com isso, estamos buscando firmar parcerias, que contribuam como o desenvolvimento no campo”, finalizou Francieli.