Em um jogo decisivo realizado na Neo Química Arena, o Corinthians venceu o Athletico-PR por 5 a 2, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado foi fundamental para a equipe paulista, que deixou, ainda que temporariamente, uma zona de rebaixamento. Com a vitória, o time comandado por Ramón Díaz subiu para a 16ª posição, somando 32 pontos, enquanto o Athletico-PR caiu para o 17º lugar, com 31 pontos.
O Corinthians começou uma partida de maneira fulminante, abrindo o placar logo aos cinco minutos com Matheuzinho, que aproveitou uma partida ensaiada em cobrança de escanteio. Aos 18 minutos, o zagueiro Cacá ampliou o marcador após confusão na área adversária. O Athletico-PR, no entanto, não se deu por vencido e, com gols de Nikão e Erick, aos 30 e 39 minutos do primeiro tempo, respectivamente, igualou o placar, levando o jogo empatado para o intervalo.
No segundo tempo, o Corinthians voltou com ímpeto renovado. Aos nove minutos, Memphis Depay marcou um golaço de falta, colocando o Timão novamente à frente. Foi o primeiro gol do holandês com a camisa do clube. Aos 20 minutos, Rodrigo Garro ampliou a vantagem após jogada rápida, e, aos 33, Yuri Alberto fechou a goleada após assistência de Garro, consolidando uma vitória importante para o time da casa.
Com a vitória, o Corinthians ganhou confiança e renovou as esperanças na luta contra o rebaixamento. O Athletico-PR, por sua vez, amarga uma posição delicada na tabela, mas ainda conta com dois jogos a menos em relação aos adversários diretos. O próximo desafio do Timão será contra o Cuiabá, fora de casa, pelo Brasileirão, e, antes disso, enfrentará o Flamengo pela semifinal da Copa do Brasil. Já o Athletico-PR enfrentará o Fluminense em jogo atrasado da 17ª rodada do campeonato.
Esta vitória trouxe alívio para a torcida corintiana e mostrou que o tempo ainda tem forças para lutar na reta final da temporada.