Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grasso, o deputado estadual, Wilson Santos (PSD), em uma participação remota, falou das tratativas que estão sendo realizadas, para resolver da melhor forma, o impasse que envolve a questão territorial do município de Santo Antônio de Leverger.
Na proposta inicial, que já decorre por vários anos, o município fica completamente prejudicado, perdendo cerca de 3 mil km quadrados do seu território, que impactam diretamente na arrecadação de recursos, causando até transtornos históricos e culturais.
“A mensagem do deputado deu a entender, que a luta insistente da Prefeitura de Santo Antônio de Leverger através da justiça, para impedir a divisão territorial, poderá prejudicar o processo”.
O deputado Wilson Santos está realizando estudos técnico nas regiões afetadas, indo com uma comitiva da Assembleia Legislativa nas comunidades, através de audiências públicas, apresenta a proposta e houve o que a população deseja, desmembrar ou permanecer no território de Santo Antônio de Leverger.
“Temos que ouvir os moradores, eles sabem das suas necessidades, e o que é melhor, o povo decide”, afirmou o deputado.

No início do ano, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (PSB), anunciou que nenhuma decisão será tomada, ou seja, que o projeto não será colocado em votação, até que todos os estudos sejam concluídos, com os seus devidos resultados.

De acordo com presidente, o mais importante de tudo é defender os interesses da população, desta forma, os estudos serão parâmetros para elaboração do Projeto de Lei, baseados nos debates francos e transparentes entre as partes interessadas.
Já a prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães (PSB), vai muito além das questões de divisas, ela defende a manutenção do desenvolvimento do município, mostrando com sua luta, que está resguardando o que é do povo por direito, tanto nas questões municipalistas, como econômicas, históricas e culturais.
Francieli desde quando assumiu seu mandato, que vem travando embates contra a divisão, seja através de discursos, manifestações, política e até na justiça. É praticamente uma luta de “Davi contra Golias”, mas independente da situação, ela já demonstrou que não vai desistir de lutar pelo seu povo.
“Onde tiver um santo-antoniense, nós estaremos lá trabalhando para todos”.