A vereadora do município de Nova Xavantina, Lucinete Costa (PRD), encaminhou à Câmara Municipal, uma moção de repúdio aos atos de abuso contra a menor, praticado por um vereador do município de Canarana.
Thiago Bitencourt Lanhes Barbosa (PL), 39 anos, é o médico e vereador em Mato Grosso (MT), preso em flagrante pela Polícia Civil, por estupro de vulnerável e armazenamento de imagens de abuso, como também, exploração sexual infantil no mês de maio de 2025.
A vereadora, Lucinete Costa que também é psicóloga, e havia acabado de realizar palestras de conscientização na comunidade escolar, do município de Nova Xavantina, sobre o Maio laranja, pontuou no corpo do seu requerimento;
“Tal momento, nos faz refletir e sensibilizar sobre a importância de prevenir, combater e conscientizar sobre o assunto, reforçando a importância de não se calar, diante de casos de violência”.
Para fazer uma denúncia anónima de abuso infantil, pode usar o Disque 100 (Disque Direitos Humanos), que é um serviço gratuito e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Também pode ligar para a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180). Em caso de flagrante, pode ligar para o 190. Além disso, pode contactar o Conselho Tutelar da sua cidade.”
O site PantaneiroNews também repudia qualquer ato de abuso sexual praticado contra criança e adolescente e acompanhará as investigações.