Na sessão ordinária da última terça-feira (15), o vereador por Leverger, Rafael Silva apresentou uma indicação, para conceder ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, a “Comenda Rondon”, uma das mais tradicionais honrarias da cidade. A proposta será avaliada pelas comissões permanentes da Câmara e, caso aprovada, seguirá para votação em plenário.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa tem como objetivo, reconhecer os serviços prestados por Bolsonaro ao Brasil, durante seu mandato como presidente da República, entre 2019 e 2022. Rafael Silva afirmou, que o ex-presidente se destacou por sua postura patriótica e pela defesa de valores conservadores, os quais, segundo ele, representam uma parcela significativa da população levergense.
A “Comenda Rondon”, é concedida à personalidades que contribuíram de forma relevante, para o desenvolvimento do município, de estado de Mato Grosso ou do país. Criada em homenagem ao sertanista e oficial mato-grossense, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, a honraria já foi entregue para autoridades civis e militares, educadores, artistas, além das lideranças comunitárias.
A expectativa, é que a indicação seja analisada nos próximos dias. Caso aprovada em plenário, a entrega da “Comenda Rondon” ao ex-presidente Jair Bolsonaro, será agendada em solenidade oficial promovida pela Câmara Municipal de Leverger, no dia 05.05.2025 em Mimoso.