Fundado pelo jornalista Jota Jota no dia 23 de Outubro de 2024

Moedas

Moedas

Dólar: Carregando...

Euro: Carregando...

Libra: Carregando...

Bitcoin: Carregando...

Uma personalidade da indústria automobilística mundial viveu em Leverger.

admin
By admin
Foto: Arquivo Pessoal

Gianni Lancia , italiano , nascido em Fobello na grande Turim em 16 de fevereiro de 1924 , perdeu o pai aos 13 anos de idade em 1937 , seu pai Vincenzo Lancia foi o fundador da famosa e renomada Scuderia italiana Lancia.

Com a morte prematura do seu pai , a diretoria da marca controla a empresa até Gianni , formado em engenharia de automação no ano de 1947 pela Universidade de Pisa , Itália , assume o comando da empresa.

Foto: Arquivo Pessoal

A marca de automóveis Lancia foi uma das marcas mais caras do mundo , seus modelos eram muito bonitos e velozes , nesse período em parceria com Vittorio Jano , desenvolveram uma série de novidades para a marca.

Especialmente nas pistas de corridas , que era uma grande paixão do Gianni , por isso fez amizade próxima com Juan Manuel Fangio cinco vezes campeão da Fórmula 1 e Alberto Ascari duas vezes campeão da categoria.

Foto: Arquivo Pessoal

Em 1955 , a Lancia já estava perto da falência pelo alto custo de seus veículos , quando o grande amigo de Gianni , Alberto Ascari , morreu em teste pela Ferrari , ao bater no circuito de Monza na Itália.

Um breve lembrete , até hoje a Fórmula 1 homenageia o piloto Alberto Ascari dando o nome a Variante do circuito de Variante Ascari.

Foto: Arquivo Pessoal

Gianni desiludido , decidiu entregar a marca ao grupo Pesenti , que já era seu credor , Gianni então se muda para o Brasil , onde fica alguns anos , é quando resolve investir no país , mais precisamente em Santo Antônio de Leverger.

Compra no Pantanal Matogrossense em nosso município a maior fazenda da região , Fazenda Taiamã , às margens do Rio São Lourenço , com mais de 100 mil hectares e mais de 100 mil cabeças de gado declarado na Sefaz-MT.

Fazenda toda estruturada e formada , uma lindeza no coração do Pantanal , várias vezes recebi o Senhor Giovanni Lancia , assim o chamávamos no Brasil , na Exatoria de Leverger , quando entregava a sua declaração.

Nessas vindas de avião particular da Fazenda até Leverger , quem o levava até a capital era o Joatan ou o Jolar num Fiat 147 do Sr. Quina amigo dele , o homem era simples e tranquilo , não se percebia nele soberba nenhuma.

Gianni teve dois filhos , Mariele e Vicenzo do primeiro casamento , já no seu segundo casamento com a atriz francesa Jaqueline Sassard Gianni , teve Lorenzo Sassard Lancia , hoje proprietário da Fazenda Taiamã.

Foto: Arquivo Pessoal

Gianni Lancia faleceu no dia 30 de junho de 2014 aos 89 anos de idade na cidade de Turim , Itália , hoje descansa ao lado de seu pai , Vincenzo , no cemitério de Fobello.

O nosso registro é para levar ao conhecimento dos nossos cidadãos e membros que em nossa Leverger de Antigamente e do presente , temos uma punjante e poderosa fazenda , que o seu status de grandeza e produção só foi possível pelo empreendedorismo do Sr. Gianni.

Que um certo dia resolveu abandonar a alta elite automobilística do mundo para desenvolver no Estado de Mato Grosso a genética do gado nelore de alto padrão.

Agregou e trouxe ao longo de décadas valores expressivos aos cofres públicos dos seus impostos aqui recolhidos.

Eis uma bela história acontecida e vivenciada em nossa Leverger de Antigamente.

Na Itália Gianni Lancia , no Brasil Giovanni.

Leverger tem história.

Celso Bicudo.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *