Leverger se torna sede da Associação Cultural de Mato Grosso

No próximo dia (27/8), acontecerá a inauguração da Associação de Cururu e Cultura Popular de Mato Grosso, com sede em Santo Antônio de Leverger.

É comum afirmar, que o município é o berço da Cultura Pantaneira, e que é sobretudo em nossos dias, o mais importante nicho de produção, difusão e preservação do cururu em todo Estado de Mato Grosso.

Apesar disso, o Cururu nunca recebeu o cuidado e o reconhecimento merecido, sendo tratado como exótico, e sendo alvo de preconceitos cultural, geracional, linguístico e étnico. No senso comum, o que ocasiona a caminhada para sua extinção.

A gestão “Trabalhando Para Todos”, da Prefeita Francieli tem sido um marco, na mudança da relação do poder público com os produtores culturais, que fazem a cultura popular acontecer, sobretudo o Cururu.

Primeiro, na indicação de um Secretário de Cultura, professor, Jeferson Ribeiro fortemente identificado com a Cultura Popular, inclusive com pesquisa acadêmica nessa área. Em seguida, criando um departamento na Secretaria de Cultura, exclusivamente dedicado ao desenvolvimento de políticas culturais para esse segmento, ocupado pela primeira vez, por um cururueiro.

A Prefeitura tem apoiado de forma irrestrita os cururueiros, atendendo suas demandas e não medindo esforços, para que esta manifestação possa se fortalecer e tornar-se também, patrimônio das gerações futuras”, afirmou a prefeita Francieli.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo no município, a criação de uma Associação, totalmente devotada ao cururu e à Cultura Popular, é fruto do esforço conjunto da pasta, juntamente com os Mestres da Cultura Popular, que detém o saber e o fazer do Cururu.

o grande patrimônio que temos que cuidar e preservar são os cururueiros. São eles que tornam possível a existência, a conservação e a transmissão desse saber secular, um dos nossos elementos identitários mais expressivos. Cabe ao poder público apoiar e criar condições materiais para que os Mestres, portadores da “Memória” mantenham viva essa tradição”.

O jovem cururueiro, José Rodolfo de Carvalho, é o presidente da comissão provisória, responsável pela organização jurídica da entidade e também segue essa linha.

A organização jurídica e econômica dos cururueiros é uma exigência dos nossos tempos. O secretário Jeferson tem insistido que não basta sermos voluntariosos e agirmos na espontaneidade. Precisamos estar preparados para ocupar os espaços sociais e estarmos aptos a acessar as fontes de recursos que tornarão possíveis nossos sonhos de difusão e crescimento do Cururu em Santo Antonio.”

Fotos: Assessoria
CulturaLeverger