Divisão territorial de Leverger causa revolta contra Max Russi

Inconsistência territorial nas divisas entre Santo Antônio do Leverger e Jaciara, gera imbróglio político e revolta em boa parte daqueles que acompanham o caso.

De acordo com informações de bastidores, no último domingo, 13.06.21, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, que na oportunidade esteve no município, para receber o Título de Cidadão Santoantoniense, quando teria se comprometido, em tirar o Projeto de desmembramento ou divisão territorial para votação.

“Max Russi teria prometido algo, que não tinha mais condições de cumprir, Veja Vídeo”.

De um lado, o presidente da Assembleia alega que as terras que foram destinadas ao município de Jaciara, seria uma inconsistência territorial, quando o território pertence ao governo federal, ou até mesmo chamada de terra devoluta.

Por outro lado, a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger ressalta que desde o período de 2016 e 2017, quando irregularmente, comprovado na Justiça, dividiram o território de Santo Antônio de Leverger, que essas terras na divisa com Jaciara, que pertencem pertenciam a Leverger, mas não tinham sido devolvidas.

Ou seja, essas terras desde a fundação do município no ano de 1900, pertencem ao território de Santo Antônio do Leverger, que para a maioria dos moradores, estão sendo surrupiadas, desde os primeiros projetos de desmembramentos ou divisão territorial, no ano de 2016 e 2017.

Na noite desta quarta-feira, 16.06.21 após a confirmação da publicação, no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, com a Lei nº 11.216 de 2021, que regulamenta parte do território original de Santo Antônio do Leverger, para o município de Jaciara, gerou muita revolta, desde as lideranças políticas, como a prefeita Francieli Magalhães, como boa parte dos vereadores e secretários do município, utilizaram de suas redes sociais, expressar as suas indignações.

Vários fatores potencializaram o problema gerado com o desmembramento deste território.

1 – A Prefeitura beneficiada, Jaciara está no comando de Andréia Wagner, coincidência ou não, esposa do deputado Max Russi.

2 – O território é um dos mais produtivos agrícola da região.

3 – Os valores de impostos pagos serão destinados para o município de Jaciara.

4 – Max Russi teria dado a sua palavra, se comprometendo em retirar o projeto de pauta, para votação.

5 – Vídeo gravado mostra, Max Russi usando a Tribuna da Câmara Municipal de vereadores, para explicar que redivisão territorial não consegue ser feita sem plebiscito, que é inconstitucional.

6 – Área supostamente remanescente, o desmembramento não foi discutido com representantes de Santo Antônio de Leverger.

Revoltados com a situação, a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger informou que estará acionando mais uma vez a Justiça, para garantir de volta, o que lhe é de direito.

Max Russi gravou um vídeo, tentando justificar os trâmites que estão sendo debatidos na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

Veja Vídeo

Por Da Redação
Fotos: Reprodução

ADINDivisao TerritorioFrancieli MagalhãesMax Russi