Falta de dinheiro para profissionais da saúde vira debate na Câmara de Poconé

Vereadores explicam que o recurso enviado pelo Governo Federal é insuficiente para atender Lei do piso salarial aos enfermeiros, técnicos e auxiliares.

A notícia de que o recurso repassado pelo Governo Federal, cerca de R$ 250 mil, seria insuficiente para atender os profissionais da saúde de Poconé, município localizado a cerca de (100 km da capital), que foram contemplados pela Lei do piso salarial de enfermagem, técnicos e auxiliares, gerou muitos questionamentos, desde quando este recurso estará disponível na conta da Prefeitura, até o número de profissionais que serão contemplados.

O rateio, como os vereadores falaram durante a última sessão ordinária no dia 22.08.2023, é a principal preocupação dos parlamentares. Muitos usaram a tribuna da Casa de Leis, expressando total preocupação, devido o valor anunciado, já que o objetivo demonstrado por eles, independente da bandeira partidária, base ou oposição, é a contemplação de todos profissionais da saúde, até como forma de reconhecimento.

A vereadora Neya Santos, em sua fala fez questão de acalmar os profissionais, informando que o recurso estará logo nas contas da Prefeitura, e será devidamente repassado.

“O prefeito vem cumprindo seu papel, e assim vai continuar fazendo, independente o valor, o recurso para categoria, será devidamente repassado”, declarou Neya.

Já o vereador Dudu Carrapato, além de cobrar esclarecimento referente ao recurso se já chegou na Prefeitura ou não, ainda falou da valorização desses profissionais, lembrando que há poucos anos, durante o período da pandemia da Covid-19, foram eles que cuidaram e salvaram muitas vidas.

“Os profissionais da saúde são nossos heróis, quando todos precisaram, eles estavam lá cuidando das pessoas. Enquanto muitos ficaram guardados em casa, se protegendo, eles foram para linha de frente dos hospitais, colocando suas vidas em risco para cumprir sua missão de cuidar e salvar vidas, o piso salarial, vejo que é apenas um pequeno reconhecimento para uma categoria tão importante para sociedade”, ressaltou Dudu.

“Os vereadores demonstraram total descontentamento com o valor enviado para Prefeitura repassar aos trabalhadores.

Para o vereador e presidente da Câmara, Itamar Lourenço, o assunto é delicado e requer todo cuidado e esclarecimentos, já que se trata de melhores condições de remuneração, que impacta diretamente na vida desses profissionais.

“O recurso pelo que tudo indica é insuficiente, além de fiscalizar o que está chegando ou já chegou, precisamos unir forças, para ir em busca de mais para atender a categoria, não só na questão salarial, como em ações que de encontro com suas necessidades”, disse Itamar.

Fotos: Jota Jota
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.