Pescadores celebram dia de São Pedro com procissão em Leverger

A avenida principal  em Santo Antônio do Leverger, ficou movimentado, na última sexta-feira 30.07.2023, durante a procissão em Ação de Graças a São Pedro, padroeiro dos pescadores, que são testemunhos de tantos milagres e que traz, além da religiosidade, a cultura e a ancestralidade do povo levergense. Fiéis e devotos, acompanhados de familiares, amigos ou até mesmo sozinhos, alguns com os pés descalços como sinal de testemunho de graças alcançadas, contribuíram para o sucesso dessa tradição centenária, que reúne centenas de pessoas em sinal de fé e devoção.

A procissão prosseguiu até o bairro Nossa Senhora de Fátima, acompanhada de Curueiros, devotos de São Pedro.

O tocador de Ganzá, do grupo Tronco de Arueira, o senhor Calú, emocionado e muito feliz, conta que, por mais um ano, ele cumpre a com o costume e tradição. “Todos os anos estou aqui, firme mantendo a nossa cultura, isso é agradecimento, ao padroeiro de nós pescadores”, disse ele.

Realizada há vários anos, a festa de São Pedro é uma das maiores celebrações religiosas do município. O evento reuniu centenas de pessoas por meio de missas, o tradicional chá com bolo, a procissão e a grande festa, com a tradicional  peixada.

De acordo com a presidente da Colônia Z-8 de Pescadores,  Tânia Souza, a festa traz para o município, movimento e resgata a cultura das gerações passadas. “Sempre participei das festividades como fiel, católica e devota. É uma tradição que acompanho desde criança. Meu pai também era pescador. Com essa oportunidade, aprendi ainda mais sobre esse santo, protetor dos pescadores. Sempre nosso protetor e fiel escudeiro”, declarou Tânia.

Por mais um ano, a Prefeitura de Santo Antônio do Leverger, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi parceira da tradicional Festa de São Pedro, que se realiza no último dia do mês de junho no Mercado do Peixe. “Como uma legitima levergense,  prefeita da nossa querida e estimada Cidade Menina, trabalhamos mantendo viva essa tradição, que demonstra a fé e a religiosidade de nosso povo. Somos e sempre seremos parceiros. Trata-se de um ato de amor, que simboliza a identidade de nossa gente, alegre e otimista”, disse Francieli.

Tradição

A festa de São Pedro é centenária, que homenageia os pescadores da baixada levergense, mantendo os costumes e a tradição que é repassada de geração em geração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.